quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A era Pc Gusmão e o novo Vasco

Desde a chegada de Pc Gusmão ao comando técnico do Vasco, perdemos apenas uma partida, ganhamos o título da Copa da Hora e estamos invictos no Pós - Copa. Ainda é cedo para dizer com certeza que o Vasco brigará pelo título, mas esse sonho pode ser possível sim com a chegado do atual comandante da Nau Vascaína. A primeira medida tomada por Pc foi recuperar e dar moral aos atletas que estavam em baixa, caso de Rafael Coelho, Nilton, Dedé, Fernando, Fágner entre outros. Feito isso, acertar a defesa foi a grande prioridade, o que de fato já podemos constatar pelos três últimos jogos do Gigante da Colina, não tomamos nenhum gol e em seis jogos, a rede balançou apenas duas vezes a meta de Fernando Muralha Prass. A filosofia segundo Nilton é — se não marcamos gols, não podemos levá-los.
Isso comprova que o Vasco de Pc Gusmão possui uma defesa segura e organização tática. Dedé, pouco aproveitado pelos antigos treinadores e que quase teve seu contrato terminado, hoje é titular inquestionável, a antecipação das jogadas e o desarme tem sido uma de suas virtudes. Fernando Brucuta, não é um primor de zagueiro e é lento, mas não podemos negar que quando atua, o miolo de zaga fica mais seguro e é evidente que ele desempenha um papel ali, o de orientação e posicionamento, percebam que este ponto é o forte dele, além de orientar o companheiro, em algumas jogadas ele consegue evitar o gol pelo bom posicionamento.
Nilton foi recuado para atuar como terceiro zagueiro e o objetivo de Pc de recuperar as boas atuações deste quando chegou ao Vasco parece que vai sendo conquistada. Rafael Carioca tem função exclusivamente tática, para torcida é difícil enxerga-lo no jogo, mas ele joga cada vez melhor, firme no combate e seguro no toque de bola.
O próximo passo é entrosar o ataque, isso virá com o tempo, acredito que será quando todos adquirir ritmo de jogo ideal. Se Zé Roberto, Felipe, CA, Eder Luis derem tudo que pode dentro de campo, o título ou vaga na Liberta é sim possível.
Pelo discurso dos jogadores podemos perceber que eles já acreditam nesta possibilidade, o que significa dizer que é reflexo do trabalho de Pc Gusmão, mecheu com os brios dos jogadores, recuperou outros e deu padrão tático ao vasco.
A mídia ainda dá pouco crédito a este time do vasco, mas é bom ficarem atentos, logo logo estaremos nas cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário