sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Coluna Jogos Para Sempre

GOL DO JUNINHO, MONUMENTAL!

A partir de hoje começarei a postar uma série de jogos do nosso glorioso time, jogos que até hoje estão vivos e ficaram marcados para nós torcedores e sintetizam um pouco da nossa líndíssima e vitoriosa história.
Vamos ao ano de 1998, Copa Libertadores da América, após passar por Cruzeiro nas Oitavas-de-final e Grêmio nas Quartas-de-final, o Gigante da Colina enfretaria o River Plate na Semi-final, que na época tinha um time forte com nomes como Sorín e Gallardo e era o atual Campeão da Supercopa da Libertadores.
A primeira partida aconteceu em São Januário, 1 x 0 pro Vascão, gol do Pantera Donizete. O jogo de volta foi especial, o River vencia o jogo por 1 x 0 e levava a decisão para os penáltis com um gol de Sorín depois de uma bola alçada na área em cobrança de falta.
O vasco foi pressionado em boa parte do jogo, mas fazia uma partida segura saindo nos contra-ataques, porém sem efetividade, mas aos 37 minutos do segundo tempo, Vágner sofre falta e Juninho Pernanbucano imortaliza uma cobrança de falta perfeita. Ali o Vascão passaria para final da Liberta e se consagraria Campeão da América no ano de seu centenário, algo que nenhum clube brasileiro conseguiu até hoje.
Faltavam oito minutos para acabar o jogo e a ampreensão tomou conta dos corações vascaínos quando o River ainda tem tempo de acertar uma bola na trave no último lance da partida.
O gol de Juninho "vive" até hoje em um cântico da torcida, uma verdadeira homenagem para um gol que estará para sempre na memória dos torcedores e na história do Clube de Regatas Vasco da Gama.







<>  <>
<>
<><>
Galvão beija a América








Abaixo, segue uma reportagem especial do SporTV sobre o jogo realizado no Monumental de Nuñez (ARG):




























Ficha do Jogo:

Data: 22.07.1998 (Quarta-feira) às 21h40.

Competição: Taça Libertadores da América (Semifinal - Jogo de Volta).

Estádio: Monumental de Núñez, em Buenos Aires (ARG).

Árbitro: Guido Aros (CHI), auxiliado por Jaime Toro (CHI) e Héctor Poblete (CHI). Árbitro Reserva: Geraldo Bertone (ARG).

Público: 55.000 (estimativa). Renda: US$ 863.731,00 (aproximadamente R$ 1.036.000,00).

RIVER PLATE: Burgos; Hernán Díaz, Ayala (Sarabia 26' do 1º), Berizzo e Sorín; Escudero (Montserrat 30' do 2º), Astrada, Solari e Gallardo; Pizzi (Rambert 22' do 2º) e Angel. Técnico: Ramón Díaz. Banco: Bonano, Placente, Aimar e Gómez.

VASCO: 1-Carlos Germano; 18-Válber, 3-Odvan, 4-Mauro Galvão e 6-Felipe; 5-Luizinho, 8-Nasa, 11-Ramon (15-Alex 39' do 2º) e 16-Pedrinho (31-Vágner 28' do 2º); 7-Donizete e 9-Luizão (19-Juninho 16' do 2º). Técnico: Antônio Lopes. Banco: 24-Caetano, 13-Maricá, 21-Mauricinho e 22-Sorato.

Gols: Sorín 21' do 1º - River Plate 1 a 0.

Juninho (falta) 37' do 2º - 1 a 1.

Cartões Amarelos: Escudero (River Plate); Carlos Germano, Odvan, Nasa, Ramón e Mauro Galvão (Vasco).

Cartões Vermelhos: -

3 comentários:

  1. Rodrigo, parabéns pelo post, lembra um dos momentos mais sensacionais desse clube.
    Em 98 tinha meus míseros 12 anos e portanto não posso dizer que "lembro" da partida, mas claro, já assisti tudo quanto é reprise, compacto, e gravação dela.
    O que posso dizer é que o Juninho fez o gol de falta mais lindo da história, e que o Vasco levou a classificação na garra, porque o River era um timaço, tão bom quanto o nosso talvez...

    PS: Pablo Aimar no banco, só um garoto na época.
    o Angel, jogava demais, onde foi parar?

    A camisa do Vasco, para mim, é a mais bonita da história também, pena não ter uma.

    ResponderExcluir
  2. O River realmente tinha um timaço Gabriel! Tinha acabado de ser campeão da Libertadores (1996) e da Supercopa da Libertadores (1997). Saudades do Vasco disputando partidas como esta, afinal somos os primeiros Campeões continentais da America (Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948).
    Gosto muito do River, a camisa é bem parecida com a nossa, haha.
    O Angel foi um dos grandes ídolos da história do River, atualmente joga pelo New York Red Bulls.

    ResponderExcluir
  3. Beleza o blog...... Vim lá do Apalavra do Almirante!

    Abraços

    ResponderExcluir